História
Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano. A sua população, segundo as estimativas do IBGE em 2019 são de 361.118 habitantes, sendo a mais populosa cidade do interior pernambucano e a terceira mais populosa do interior nordestino. O município localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 130 km. Ocupa uma área de 920,611 km², sendo que 80,561 km² estão em perímetro urbano e os 840,05 km² restantes formam a zona rural, é orgulhosamente o berço de um dos maiores clubes de futsal de Pernambuco: a ASEC – Associação Esportiva Caruaru.
A história da Asec começa quando em 2009 a seleção de Caruaru-PE participou do JOCIPE (Jogos comunitários do interior de Pernambuco) e sagrou-se campeã, em seguida veio à necessidade de disputar competições por um clube e o escolhido foi o Central Sport Club de Caruaru, vários torneios de futsal locais e regionais foram disputados como: Copa da APCEF Caruaru Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), Copa TV ASA Branca de Caruaru, Copa SESC Caruaru, Campeonato da cidade de Bezerros-PE, em 2011 a primeira participação da cidade em eventos da FPFS o campeonato Pernambucano de futsal adulto masculino, em 2013 veio o primeiro título da cidade pelo Central SC, em 2015 o vice-campeonato Pernambucano ainda como Central SC, no mesmo ano em 28 de julho foi fundada a Asec.
O nome desta nova agremiação foi dado pelos seus idealizadores professor Adjair de França Pacheco e Dr. Gustavo Henrique Torres de Sales Barbosa na época, que batizaram com o nome de 'Associação Esportiva Caruaru', teria o intuito de "promover mais uma vez, o bom nome da cidade".
A cor vermelha, verde e branco foi mais uma vez pensando na bandeira da cidade e o mascote “ASEQUINHO” é uma homenagem a uma das obras do artesão mestre Vitalino de Caruaru-PE (a obra é o sanfoneiro do trio pé de serra)
A recém-formada equipe anunciou então um projeto que deixou os habitantes da cidade perplexos: ser a referência do futsal de Pernambuco e representar o estado nas competições nas nacionais.
Nos anos seguintes à sua fundação, em 2017 participando pela primeira vez das competições da FPFS vieram os primeiros títulos: a copa Pernambuco e o campeonato Pernambucano de futsal adulto masculino.
O tempo passou e os títulos aumentaram. Desde a conquista de seu primeiro Pernambucano, a ASEC levantou a taça em 2018 da 1ª divisão da taça Brasil de clubes (CBFS). Além disso, o clube é bicampeão da copa Pernambuco e do campeonato Pernambucano.
ASEQUINHO
Visão
Ser a entidade de maior êxito em Pernambuco, no âmbito esportivo, e estar entre as duas de maior destaque no Nordeste.
Missão
Satisfazer plenamente nossos torcedores e associados, criar valor aos nossos patrocinadores e parceiros de negócios e contribuir para o desenvolvimento sociocultural através das práticas esportivas.
Diretoria
2023 - 2027
Regivaldo Alves dos Santos
Presidente
Hemerson H. Silva de Menezes
Vice Presidente
Ricardo M. T. Ferreira
Secretário Geral
Adjair de França Pacheco
Diretor de Educação, Esporte e Ação Social
José Ediberto dos Santos
Tesoureiro
Conselho Fiscal
Dario Robson Alves de Morais
Antônio de Arruda Magalhães Neto
Marcelo Adriano Vasconcelos Onofre
Suplentes do Conselho Fiscal
Valdir Bezerra da Silva Souza
Matheus de Macedo Pacheco
Josineide Tavares de Almeida
*Nenhum membro da diretoria recebe qualquer tipo de remuneração pelas atividades desenvolvidas